“Porque não aflige nem entristece de bom grado os filhos dos homens.” (Lamentações 3:33)
Nosso Pai celestial não aflige nem entristece de bom grado os filhos dos homens. Ele tem Seu propósito no furacão e na tempestade, no fogo e na inundação. O Senhor permite que calamidades advenham a Seu povo para salvá-lo de maiores perigos. Ele deseja que todos examinem o própio coração cuidadosamente, e então se acheguem a Deus para que Deus Se aproxime deles.
Nossa vida está nas mãos de Deus. Ele vê a nos ameaçar perigos que não podemos ver. Ele é o Doador de todas as nossas bençãos; o Provedor de todas as nossas misericórdias; o Ordenador de todas as nossas experiências. Vê os perigos que não podemos ver. Ele pode permitir que sobrevenha a Seu povo aquilo que enche seu coração de tristeza porque percebe que precisam acertar caminhos retos para seus pés, a fim de que os claudicantes não se desviem do rumo.
Ele opera através de causas naturais para levar Seu povo a lembrar-se de que Ele não os esqueceu, mas deseja que abandonem o caminho que, se lhes fosse permitido seguir sem impedimento e reprovação, os conduziria a grande perigo. Provações nos advêm para levar-nos a pesquisar nosso coração e vermos se está purificado de tudo quanto contamine.
Constantemente o Senhor está operando para o nosso bem presente e eterno. Sobrevêm coisas que parecem inexplicáveis, mas se confiamos no Senhor e aguardamos pacientemente por Ele, humilhando diante dEle o coração, Ele não permitirá que o inimigo triunfe.
O Senhor salvará Seu povo à Sua própria maneira. Quão poucos compreendem por que Deus os sujeita a provas. É por provar nossa fé que ganhamos força espiritual. O Senhor busca educar Seu povo a depender totalmente dEle. Ele deseja, mediante as lições que lhes ensina, que se tornem mais e mais espirituais.